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Dicas para preservar a saúde emocional na quarentena


Neste momento, 1/3 da população mundial está de quarentena. Lidar com esta situação tem se tornado um grande desafio, já que não fomos criados para passarmos nossos dias confinados. Mas é uma medida necessária.


Em meio a tantas incertezas e opiniões, a grande questão que tem tirado o sono de muita gente é: Como manter a saúde emocional preservada nesta fase tão difícil?


Este foi um dos assuntos abordados em uma live esclarecedora realizada pela Bispa Sonia Hernandes e a especialista em psicologia, Dra. Olga Tessari.


Acompanhe abaixo:

Em seu blog, a Bispa Fernanda Hernandes também deixou algumas dicas para este período. Acompanhe, a seguir:

É importante, principalmente nesta fase, não sermos guiados pelas emoções, mas movidos pela nossa fé – que é a certeza de que Deus está no controle – e aproveitar este tempo com sabedoria.

Essa “convivência forçada” realmente pode desgastar relacionamentos. Mas pode ser uma ótima oportunidade para curá-los. Já parou para pensar nisso?

O que tem nos ajudado muito é que temos nos reunido para preparar e fazer refeições juntos, temos dividido as tarefas e, ao final do dia, fazemos cultos em casa. É um momento em que cada um tem compartilhado suas experiências com Deus. Isso tem fortalecido nossa fé e nos mantendo mais unidos!

Hoje, eu separei um tempinho para compartilhar mais algumas dicas que também podem te ajudar:

1- Depois de acordar, troque de roupa!

Pode ser uma roupa confortável ou aquela que – em caso de home office – te dê a sensação de que, de fato, você está “pronto para trabalhar”. Mas pijama? Só na hora de dormir!

2- Mesmo em casa, pratique atividades físicas

Além de ajudar a aliviar o estresse, fortalece o nosso sistema imunológico.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que pratiquemos 30 minutos de atividades físicas por dia.

No youtube.com/maisqvfit, há uma série de dicas de exercícios para você.

3- Monte uma playlist com seus louvores favoritos

Escolha músicas com mensagens inspiradoras. Pesquisadores no Reino Unido afirmam que certas canções são capazes de reduzir nossa ansiedade em até 65%, além de potencializar nosso desempenho.

Dê preferência aos louvores, pois têm um poder de transformar os ambientes.

4- Mantenha a casa limpa e organizada

Está comprovado cientificamente que ambientes bagunçados nos desorganizam emocionalmente e mentalmente – o que, neste momento, é o que menos precisamos.

5- Crie uma rotina

Reúna sua família e estabeleça horários para tudo: acordar, fazer as refeições, organizar a casa, cuidar da higiene pessoal, meditar na Palavra de Deus, dormir… Isso ajudará a manter o ambiente organizado e harmonioso, pois elimina os pontos de distração e de conflitos.

6- Use as redes sociais com moderação e sabedoria

Desligue um pouco da “Corona TV” e procure consumir conteúdo de qualidade, não algo que só te distraia. Aproveite este tempo para se manter conectado com seus amigos e parentes distantes.

7- Invista seu tempo em leitura

Além de agregar conhecimento, ajuda a aliviar o estresse e te mantém mais focado.