NOTÍCIAS

7 conselhos para lidar com filhos adolescentes


Provérbios 22.6: “Ensine seu filho no caminho em que dever andar e, quando for idoso, não se desviará dele.”


Salmos 127.3 e 4: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.”


A adolescência é uma fase de formação, de descobertas de algumas definições e decisões.


É uma etapa muito delicada, pois é marcada por transformações físicas, hormonais e emocionais.


É a fase em que eles começam desenvolver relacionamentos mais profundos, a namorar e a escolher qual carreira seguirão...


Resumindo, a questão central é a busca pela identidade que eles vão assumir! Ou seja, é uma fase que requer muita atenção dos pais... Afinal, adolescentes não são adultos... Precisam de atenção.... Mas também precisam assumir algumas responsabilidades. Afinal, eles não são mais crianças.


Mas é importante termos consciência de que educação demanda paciência e disposição...


E se falta tempo?


“Se tem uma coisa que eu aprendi é que não nos falta tempo... Mas interesse... O problema está na nossa escala de prioridades... Educação e formação dos filhos é responsabilidade dos pais, não da escola, ou da internet, ou dos tios, ou da igreja, ou dos avós... e muito menos do psicólogo! Quanto mais nos ausentarmos como pais, mais vulneráveis eles ficarão às influências externas!”, afirmou a Bispa Fernanda Hernandes, mãe de quatro filhos – um bebê, uma criança e dois adolescentes.


“Graças a Deus, meus filhos estão no altar... São os melhores alunos da sala... São obedientes... Me ajudam... Mas isso é fruto de anos de dedicação na formação deles... Fruto de uma base sólida que meu marido e eu construímos debaixo da cobertura orientação Senhor!”, acrescentou.

Em seu blog, ela deixou sete conselhos para os pais que não sabem lidar com seus filhos adolescentes. Acompanhe abaixo:


1- Mostre o caminho do altar


Deuteronômio 6.6 e 7: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”


“Meus filhos dormem e acordam todos os dias com o som das nossas orações! Desde pequenos, eu leio, todo os dias, antes de dormir, pelo menos um Salmo!”, disse ela.


A mente dos adolescentes é um campo fértil... Por isso, lance sempre boas sementes!

2- Seja um exemplo no seu falar e no seu agir!


Que suas atitudes estejam alinhadas com o seu discurso!


Lembre-se de que TUDO educa ou deseduca, e o que não é verdadeiro para você nunca será para eles!


3- Construa um vínculo de confiança e mostre mais interesse pelos assuntos deles


Esteja aberto para falar sobre tudo, para que eles não tenham que procurar outras pessoas...


Ouça mais o que seus filhos têm a dizer e esteja aberto para mudar também... Lembre-se de que você não é o dono da verdade!


Procure conhecer quem são os amigos deles e traga-os para perto!


Mostre, em sua abordagem, que você quer o bem deles... Tenha paciência... Não imponha nada, faça-os compreender!


E os assuntos que você não souber abordar procure ajuda do seu pastor ou de outros pais que enfrentaram as mesmas situações...


4- Não crie seus filhos para permanecerem no ninho ou debaixo de suas asas!


Precisamos despertar nos nossos filhos o senso de responsabilidade, começando por aqueles princípios básicos, como: usou, guarde... sujou, limpe... errou, peça perdão e corrija sua maneira de caminhar...


Uma estratégia que eu uso muito é sempre que possível não fazer nada por eles, mas ensiná-los e levá-los a fazer...


5- Crie uma rotina


Para eles terem emoções equilibradas, relacionamentos equilibrados e uma alimentação equilibrada, principalmente...


Lembre-se de que a obesidade infantil é responsabilidade dos pais e pode trazer uma série de complicações para eles no futuro, como a baixa-autoestima e outras enfermidades, que podem afetar a qualidade de vida deles.


Outro ponto importante...


Eu vejo também muitos adultos, na faixa dos 20, mesmo sendo muito inteligentes e brilhantes, não conseguindo se manter em nenhum emprego... Um dos motivos  é a falta de disciplina... Pois não conseguem respeitar prazos e uma hierarquia... E isso é fruto de uma falta de rotina... Lembre-se de que a educação é a base de tudo!


Sei que os jovens falam muito em empreender... Mas, para ser um bom chefe, você precisa conhecer todos os processos e prazos... Ou seja, precisa ser um bom funcionário, antes de tudo... Para você, de fato, saber reconhecer quando precisar contratar um...


6- Estimule a amizade e o companheirismo entre eles!


Lembre-se de que, quando vocês, pais, não estiveram mais aqui, eles sempre terão um ao outro.


Outro ponto importante: Nunca dê a entender que você prefere mais um do que o outro!


Lembre-se de que não existe o mais amado, o mais bonito, o mais inteligente e o mais capaz! Todos são amados, inteligentes e capazes, mas precisam de estímulos e cuidados diferentes!


7- Estimule a prática de atividades físicas e musicais


São excelentes para a formação motora e cognitiva das crianças, além de estimular a criatividade. Sem contar que os ajuda a desenvolver relacionamentos saudáveis e a ter disciplina.


Mas é importante você incentivar a prática de uma atividade que eles gostem, para que eles não a associem a uma obrigação. Mostre que há várias possibilidades. Afinal não existe só futebol ou violão!

Mais um conteúdo de apoio


Nesta segunda-feira (18), o Bispo Daniel Tenuta e a líder nacional do Renascer Teen – Ministério de Adolescentes da Igreja Renascer em Cristo – fizeram uma live esclarecedora sobre o assunto (CLIQUE AQUI para acompanhar).

Redação

3 visualizações

INSCREVA-SE

E FIQUE POR DENTRO

© 2020 | Rede Gospel de Televisão

 

Fale Conosco

(11) 3207.5327

Av. Lins de Vasconcelos, 1410

Cambuci, São Paulo - SP

#ONDE

VOCÊ

ESTIVER

  • Home
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Rágio Gospel FM
  • Renascer em Cristo