top of page

NOTÍCIAS

"Quem vive no passado fecha as portas para o futuro"


Neste sábado (13), aconteceu a reunião mensal do projeto +QV (Mais que Vencedoras).

O encontro foi marcado por momentos de louvor, orações, testemunhos impactantes e uma mensagem de reflexão.

Com transmissão ao vivo do Renascer Hall, a palavra foi ministrada pela Bispa Sonia Hernandes, com base no tema “Portas”.

Acompanhe, a seguir, o resumo:

O que as portas fazem? Podem estabelecer limites ou ser uma passagem. Podem expandir ambientes ou dividi-los. Pode dar liberdade ou tirá-la. Pode trazer também privacidade ou expor situações. Pode nos dar acesso a locais secretos ou torná-los inacessíveis.

Na Bíblia, vemos que Jesus se denominou de diversas formas, e “porta” foi uma delas.

João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”

Segundo as Sagradas Escrituras, nós também somos portas:

Salmos 24.6 a 10: “Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.”

E o que a porta pode representar para nós?

Antes de entrar: como éramos!

Ao passar por elas: as decisões que tomamos!

Depois de entrar:o que nos tornamos!

Uma das portas da nossa alma é o nosso coração. Por isso, precisamos protegê-lo:

Provérbios 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Se for para abri-a, que seja para Jesus:

Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”

Precisamos ter consciência de que, a partir do momento em que eu abro as portas para Ele, preciso fechar outras! Não há como iniciar um novo ciclo, sem encerrar os anteriores.

Até quando você ficará chorando por pelo leite derramado? Até quando você usará seu passado como justificativa para a sua infelicidade ou para a sua desistência?

Até quando você ficará encarcerada neste complexo, neste medo e nesta mágoa, sendo que Deus já abriu as portas, e você é livre para voar?

Você pode não se encaixar nos padrões deste mundo, mas se encaixa perfeitamente nos propósitos do Senhor!

Enquanto houver um culpado ou uma causa, não haverá solução. Mas, hoje, você assumirá a responsabilidade pela sua felicidade!

Precisamos fechar as portas para o passado... Simplesmente, porque ele não existe mais! Lembre-se de que quem vive no passado aborta o futuro!

Reflita: quais portas eu preciso fechar definitivamente?

Há cinco conselhos que podem te ajudar:

1- Deixe ir com amor...

Fechar as portas para o passado é se perdoar e perdoar aqueles que te fizeram mal!

Fechar as portas para o passado é sair do luto!

Aquela pessoa continuará morando no seu coração, mas você não pode se enterrar junto com ela!

Lembre-se de que ela completou sua missão aqui na terra e que, agora, você precisa continuar a sua...

Fechar as portas para o passado inclui também abandonar o saudosismo.

Às vezes, ficamos presas àquele relacionamento, àquele trabalho, àqueles ambientes que foram muito bons, mas não existem mais... e fechamos as portas para outras possibilidades, pois achamos que nunca conseguiremos algo melhor.

Quem disse que o seu futuro não pode ser melhor do que o seu passado?

2- Tenha novas metas;

Transforme seus erros em lições!

Transforme seu sofrimento em superação!

Transforme suas fraquezas em fortalezas!

Transforme este trauma em um lindo testemunho que edificará e salvará outras vidas!

3- Não espere que os outros resolvam os seus problemas;

Se o problema é seu, a responsabilidade é sua!

Quando eu elejo culpados, automaticamente, estou anulando todas as possibilidade de os meus problemas serem resolvidos...

Lembre-se de que, em Deus você sempre encontrará um caminho!

4- Faça coisas diferentes;

Tenha novos objetivos. Assim, você criará novas memórias!

5- Tenha um diário de gratidão.

Antes de dormir, faça uma lista de três motivos pelos quais você é grata.

Coloque também os três momentos que te deixaram mais felizes naquele dia. Isso renovará suas forças e a sua esperança!

E, para finalizar, quando abrimos a porta para Cristo, mais sete se abrem:

1- PORTA DA VERDADE

João 10.7 e 8: “Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.”

João 11.21 a 44: “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele. Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar.

Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?

Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra.

Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!

Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

2- PORTA DA LIBERTAÇÃO

João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”

Marcos 9.17 a 29: “E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam. Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo.

E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.

Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!

Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.

E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. Quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum].

3- PORTA DA VIDA

João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Marcos 5.25 a 34: “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste.

Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?

Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”

4- PORTA DO PODER E DA AUTORIDADE

Marcos 16.15 a 18: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

5- PORTA DE SUPRIMENTO E PROSPERIDADE

Mateus 6.25 a 33: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

6- PORTA DA TRANSFORMAÇÃO

João 2.1 a 11: “Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.

Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galileia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”

7- PORTA DA RESSURREIÇÃO E VIDA ETERNA

João 11.25: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”

Hoje, o nosso Bom Pastor te fala: “Eu vou te ressuscitar para uma nova vida!”


Redação

281 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page